Conforme prometido segue a segunda parte do artigo "Indie Games". Nele fiz uma pequena compilação dos (na minha opinião) melhores jogos apresentados no IGF durante os anos de 2007 e 2008, desconsiderando os outros jogos brilhantes que já saíram para a XBLA, PSN e WiiWare, que citei na parte anterior. Aqui é só novidade.
Crayon Physics Deluxe - Plataforma: PC / iPhone - Versão full (20 dólares) / Demo - Trailer
Crayon Physics é um jogo do gênero puzzle, onde o seu objetivo a cada fase é levar uma bola vermelha até uma pequena estrela. A grande sacada aqui é que diversos obstáculos aparecem ao longo do jogo, seja abismos, ladeiras, objetos no meio do caminho ou então até mesmo a estrela estar solta no ar. Ao contrário de outros jogos que já abordaram uma forma de interação com o jogo através de desenho (por exemplo o excelente Okami), a grande diferença é que aqui os objetos efetivamente ganham vida e permanecem na tela, influenciando tudo a sua volta. Além do belíssimo visual, onde o fundo é um papel meio dobrado e os desenhos são feitos de crayon, o jogo conta também com uma física em 2D bem incrível.
Fez - Plataforma: ? (XBLA / PC) - Trailer
Este talvez seja outro exemplo do que eu digo quanto a possibilidade de se inovar ainda que estejamos falando de jogos em 2D e de plataforma. A grande sacada de Fez é na realidade ele é um jogo em 3D, porém com uma perspectiva em 2D. Imagine por exemplo um cubo, onde você pode virar para os 4 lados (na lateral) e sempre olhar uma tela plana (2D), ainda que saiba que o cubo em si é 3D. É bem verdade que isto não é tão novidade afinal este conceito já foi utilizado no jogo Paper Mario do Wii, porém ali ao invés do 2D ser a "regra" de perspectiva (como é em Fez), era apenas usada para alguns puzzles. Não há demo disponível e pelo que já foi divulgado, os produtores deste game estavam desenvolvendo ele usando a XNA e sendo parte dos Communities Games (finalmente algo bom vindo de lá), mas não se sabe ainda se isso significa um lançamento para a XBLA. Acho que no mínimo para o PC sai. Os puzzles parecem bem legais, mesclando bastante com o elemento plataforma. O visual é um pouco inspirado em Ico (PS2). Pessoalmente é um dos meus favoritos e espero muito por ele.
Fret Nice - Plataforma: (XBLA / WiiWare / PSN) - Trailer
Pensem em Donkey Kong: Jungle Bet porém sendo controlado pela guitarra do Rock Band ou Guitar Hero, pois é este o conceito básico por trás deste jogo. A idéia é misturar elementos de plataforma com música, fazendo o jogador se sentir tocando uma música de rock ao mesmo tempo que controla o seu personagem na tela. Promete demais!
Iron Dukes - Plataforma: PC - Demo
Este é um jogo difícil de descrever. Ele tem fortes raízes nos webgames / flash games, mas ainda assim consegue ser extremamente viciante. Particularmente eu não entendi nada da descrição que o próprio criador do jogo deu, então se eu fosse falar sobre ele diria que é um jogo sobre piratas, cujas diversas atividades são verdadeiros minigames (ex: tiro, mergular para pegar tesouro e navegar no meio da tempestade), com um foco muito grande na customização dos personagens (ex: uma arma melhor custa mais dinheiro, você precisa caçar tesouro para poder comprá-la, uma vez feito isso você consegue combater inimigos mais fortes). Os produtores disponibilizaram a demo via flash também, porém só tem 1 ilha / fase. Mesmo assim eu não consegui parar até chegar ao final dela. Se acrescenteram uma maior variedade nas tarefas pode se tornar um jogo bem bacana.
Samorost - Plataforma: PC - Samorost 1 Full - Samorost 2 Demo / Full
E ainda tem gente com coragem de dizer que o gênero adventure morreu. É bem verdade que ele decaiu muito comparado há anos atrás, mas ainda assim é possível encontrar excelentes jogos deste gênero. Samorost é um deles. Aqui controlamos um astronauta (?) por diversos planetas, cada um mais bizarro que o outro. A arte do jogo é bem surreal, mas ainda assim muito bonita. Destaque também para a excelente trilha sonora. E olha que há pouco tempo o mesmo produtor anunciou outro adventure chamado Machinarium, na minha opinião muito mais bonito e interessante.
Desktop Tower Defense - Plataforma: PC - Full
Incrível como o chamado "tower defense" se tornou um gênero a parte dos jogos de estratégia. Arrisco-me a dizer que este jogo talvez tenha sido o responsável por tamanho impulso. Dêem uma olhada no site e joguem alguns rounds, começando pelo nível easy (acreditem, até o normal é tenso). Apesar de simples o jogo trás uma excelente jogabilidade, estratégia, variedade nos inimigos e nas torres, efeitos sonoros e também visuais. Além de colocar as torres, é necessário organizá-las de tal modo que se crie um labirinto, impedindo que os inimigos cheguem ao outro lado da tela e assim lhe causem dano. O jogo é muito bacana e mata demais o tempo. O climão arcade também ajuda (idéias dos "rounds"). Para terminar o jogo tem um sistema parecido com o do multiplayer do Halo 3, ao final de uma partida você pode fazer o upload do seu score para uma leaderboard (semanal, mensal, diária), além de ter uma espécie de diagrama da forma como você organizou as suas torres. Incrível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário