
A Relic, desenvolvedora de Company of Heroes, volta ao mundo de Warhammer com Dawn of War 2, jogo de estratégia exclusivo para PC.
Achievements: Dawn of War 2 é da série Games for Windows Live, contendo 49 achievements que serão adicionados a sua gamertag do Xbox 360. O jogo também é um marco por ser o primeiro game exclusivo de PC que traz o sistema de achievements. DoW2 requer tanto o uso do Steam quanto do Games fo Windows e geralmente os dois têm uma performance suave, embora alguns achievements pareçam estar com defeito. Após zerar o jogo na dificuldade Sargeant, por exemplo, eu não ganhei nenhum ponto de conquista, o que logo gerou um acesso de raiva.
Elementos de RPG: Não veja Dawn of War 2 como um jogo de estratégia normal ao estilo de Starcraft ou mesmo o Dawn of War original. Aqui, a Relic tomou uma posição corajoso e deu ao jogador pequenas tropas a cada missão e tirou, no single-player, a construção de bases. As tropas sobem de nível, o que pode abrir novas habilidades especiais e podem pegar equipamentos deixados pelos inimigos mortos, ao melhor estilo Diablo. As tropas possuem nomes e atuam como um grupo em um jogo normal de RPG, empurrando a história para frente. A Relic merece cumprimentos por inovar desta forma em um jogo de estratégia trazendo algo tão atualizado para o gênero.
Multiplayer: O multiplayer de Dawn of War 2 é bem diferente do single player. Enquanto no single player você está restrito a jogar apenas com os space marines, no multiplayer é possível escolher também o Eldar, Tyranids e Orks. A construção de base está presente – embora de forma simplificada – e você pode construir infantaria normalmente. Além disso cada jogador pode ter um comandante no campo da batalha que possui uma infinidade de golpes diferentes para as mais variadas situações.
Repetição: O maior problema com Dawn of War 2 é que você faz a mesma coisa diversas vezes. As missões, que normalmente demoram menos de dez minutos, quase sempre envolvem você defendendendo um objetivo ou andando até o outro lado do mapa para matar um chefe. Para piorar, os mapas são bastante reciclados e você terá a sensação de déjà vu algumas vezes no decorrer da campanha. A opção de só jogar com os Space Marines no single player também tira um pouco da variedade do jogo.
Dawn of War 2 é um excelente jogo de estratégia, mas começa a mostrar alguns problemas nas fases mais avançadas do single player. A idéia de misturar estratégia e RPG foi um excelente passo dado pela Relic, mas faltou adicionar missões mais criativas e dar uma atenção especial a história. Mesmo assim, excelentes gráficos, originalidade e um multiplayer completamente diferente da campanha principal são grandes atrativos para os fãs de estratégia e de Warhammer.
Nota: 8/10