
Cerca de um ano após a morte de Gary Gygax, é hora de dizer adeus a Dave Arneson, co-criador do RPG de mesa mundialmente conhecido Dungeons e Dragons. Não apenas o jogo de mesa perdeu uma das maiores referências, mas é seguro dizer que grandes videogames também gozariam de tantos privilégios se não fosse por este grande pensador.
Alguns dos maiores RPGs eletrônicos da história provavelmente não teriam o mesmo sucesso - ou mesmo nem existiriam - se não fosse por Arneson, que teve a idéia de pegar regras do DeD e fazer com que um jogador controlasse apenas um personagem (antigamente, cada jogador controlava um batalhão). Regras de DeD influenciaram diretamente grandes títulos como a série Baldur´s Gate e Neverwinter Nights. De forma indireta, pode-se dizer que as idéias de Arneson ainda são vistas em praticamente todos os RPGs e jogos modernos, como quando interpretamos os personagens ou o tornamos único através de habilidades especiais.
Não sei quantos tiveram a chance de participar de um jogo de Dungeons e Dragons com os amigos, uma das atividades mais sociais, engraçadas e divertidas que já tive a oportunidade de presenciar. Fica aí a mensagem do Halo Day para que Dave Arneson descanse em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário