segunda-feira, 15 de junho de 2009

Max Payne está no fundo do poço, Max Payne está em São Paulo

É o que revela a edição desse mês da revista norte-americana GameInformer. Max Payne perde seu emprego, sua amada, sua sanidade e suas razões de viver. O herói envelheceu e está marcado pelas cicatrizes de sua queda ao fundo do poço, em Max Payne 3 você saberá o que um homem que não tem mais o que perder pode arriscar para voltar à boa vida.

A parte mais interessante, ao menos para nós, é a localidade escolhida pela Rockstar Vancouver para narrar os acontecimentos do jogo. No lugar de Nova York eles optaram por algo mais contemporâneo e escolheram São Paulo, a selva de concreto, a "crescente megalópole latina-americana com mais de 20 milhões de habitantes".

O uso das favelas (ghuettos para os gringos) já não é uma supresa neste ano, Modern Warfare 2 anunciado a alguns meses atrás já está fazendo o mesmo (só que no Rio de Janeiro). Os filmes Cidade de Deus e Tropa de Elite são referências que foram citadas pelo vice-presidente de desenvolvimento da Rockstar, Jeronimo Barrera.

A Rockstar é um estúdio que se preocupa bastante em retratar os ambientes da forma mais autêntica possível, capturando o sentido real e a cultura deles. É difícil questionar isso vendo o currículo deles com jogos como Grand Theft Auto (Nova York, Miami, Los Angeles, Las Vegas, São Francisco), Bully (campus de um colégio) e Red Dead Redemption (deserto árido). Com São Paulo não será diferente, a Rockstar enviou 10 funcionários para tirar fotos de referência, coletar informações e tentar sugar a vibe da cidade. Trouxeram até equipamentos de escaneamento 3D e tiveram problemas na alfândega brasileira (nota-se que a Rockstar não está mentindo então).

Dessa forma o mundo inteiro poderá "curtir" um pouco das aventuras nas favelas paulistanas com envolvimento do Primeiro Comanda [sic] da Capital na selva de concreto tomada pela grande violência gerada pela desiguldade social. "São Paulo é a cidade com o maior número de heliportos em topo de prédios no mundo", diz Jeronimo Barrera provando que fez a lição de casa.

Você pode ler mais nas scans da GameInformer disponíveis no fórum. O jogo está previsto para ser lançado no inverno boreal, período que compreende os meses entre dezembro/09 e março/10.

[COMENTE NO FÓRUM]

Nenhum comentário: