quinta-feira, 2 de abril de 2009

Infinity Ward opina sobre os achievements

Achievements são uma das grandes novidades da nova geração de consoles. Além de servir para comparar pontos com colegas eles, sem dúvida, ajudam a aumentar a vida útil da maioria dos games. A Infinity Ward, produtora de Call of Duty 4 e Modern Warfare 2, falou o que pensa dos achievements e diz como faz na hora de implementá-los:

"It's really nice to get a pop-up every hour or two saying that you've done something cool. That's why the team ensured achievements were more evenly spread throughout COD4. Points should not be given away, but the player should naturally unlock them as he progresses through the game"

Robert Bowling, da Infinity Ward, diz ainda que os achievements não devem servir para frustrar o jogador. A conhecida conquista Mile High Club - obtida ao zerar a fase do avião em COD4 - é tão difícil que apenas 2.8% dos jogadores a possuem. Segundo Bowling, apenas um achievement desse tipo deveria existir por jogo. Ao se colocar conquistas muito difíceis o jogador começa a sentir-se desestimulado e ao invés de ter diversão começa a ficar chateado:

"The trick is you want to constantly feel like you're being rewarded. At least 60 percent of achievements should be achievable by the average player on one play through. That's why COD4 has achievements for consistent headshots and knife throws -- it rewards players for developing their skills".

Bowling diz que a empresa prefere recompensar o jogador que atua de forma criativa. Assim, se o jogador encontra um lança-míssil no chão e o usa para abater um helicóptero, ganharia uma conquista.

Por fim, o representante diz que a Infinity Ward está consciente dos achievements whores e por isso optou colocar pontos de conquista apenas na campanha single-player. Segundo ele, outros jogos encontram problemas de gamers que logam e deixam o time de lado, procurando jogar sozinho para conseguir um ou outro achievement. Por COD4 ser uma experiência melhor obtida em time, a IW achou que achievements no multiplayer poderiam arruinar a experiência.

Eu concordo com o pessoal da Infinity Ward. Eles realmente distribuem bem as conquistas e dá para conseguir muitas ao se terminar a campanha pela primeira vez. Além disso, os achievements criativos são realmente interessantes e acabam por incentivar o jogador a tentar coisas novas.

Também acho que não deve ter achievements impossíveis ou chatos demais nos jogos. Concordo com o pessoal da IW. É só vermos Ninja Gaiden - pontos por completar o jogo dezenas de vezes, cada vez em um nível de dificuldade diferente. Já em Perfect Dark Zero eu cheguei a terminar a campanha mas não tenho UM ponto de achievement - comecei single player e terminei a campanha em co-op. As conquistas desse jogo são todas como "mate 100 inimigos online com sniper, mate 100 inimigos com pistola, mate 100 com a mão...". Criatividade zero.

E muitos RPGs japoneses estão completamente equivocados quanto aos achievements, como é o caso de Blue Dragon. Há achievements que você só pode conseguir em momentos específicos do jogo ao se enfrentar um monstro especial que está em regiões específicas do mapa, bem longe de onde você está. Sem um guia é impossível descobrir isso e, se você quiser mesmo essa conquista, terá que repetir a (chata) campanha e ir atrás da conquista depois de 20 horas de batalhas por turno e clichês.

Aproveite e visite o fórum para opinar a questão dos achievements. Gosta deles? Acha que a Infinity Ward está correta? E os jogos com achievements chatos ou que são realmente estúpidos demais para existirem, por serem impossíveis? Alguma conquista criativa ou bacana que queira compartilhar?

[COMENTE NO FÓRUM]