terça-feira, 16 de junho de 2009

Qual o melhor MMORPG para você? World of Warcraft vs Lord of the Rings Online vs Warhammer Online

Tendo jogado os MMORPGs mais populares dos últimos anos, resolvi separá-los em tópicos e dividir os títulos em categorias para que o caro leitor possa saber em qual delas cada jogo se sai melhor. Como se sabe, um MMO possui uma ramificação imensa de características, alguns tendendo mais para o PvE e outros sendo mais profundos em PvP, o que já é uma experiência bem diferente.

Os três selecionados são: World of Warcraft, The Lord of the Rings Online e Warhammer Online. As categorias envolvidas são: Preço, PvE, PvP, Raids e Dungeons, Combate/classes e customização, Gráficos, Som, Bugs e Adicionais. Ao final de cada categoria é escolhido um vencedor, sendo este o primeiro nome a aparecer. O segundo e terceiro colocados aparecem em seguida e em ordem de preferência.

O principal objetivo da avaliação é responder a seguinte pergunta: qual o melhor MMORPG para você?

Em primeiro lugar, vamos dar uma olhada nos games selecionados e observar o preço de cada um antes que você possa pensar em comprá-los:

1a Categoria: Preços - Avalia o custo do jogo e sua mensalidade.

World of Warcraft: É, dos três, o jogo que fará você gastar mais dinheiro, principalmente porque há o jogo principal e duas expansões. É possível conseguir um pack com WoW e Burning Crusade por $30, mas a última expansão, Wrath of the Lich King, sai por $40. Acompanhando o raciocínio, são 70 dólares para ter acesso a tudo que o jogo oferece. Adiciona-se a isso a mensalidade de cerca de 15 dólares mensais (ou 13 dólares por mês se você assinar o game por 3/6 meses) e WoW é o jogo da lista que vai mais pesar no seu bolso.

The Lord of the Rings Online: O game mais barato dos três. Por $10 você compra o jogo original mais a expansão Mines of Moria, ganhando os tradicionais 30 dias de graça. Se você optar por pagar LotRO por mês estará desembolsando 15 dólares, mas se sua assinatura for por 3/6 meses o preço cai para $10 mensais. Um ótimo custo/benefício.

Warhammer Online: A maior vantagem de Warhammer Online é encontrar o jogo em prateleiras de lojas no Brasil, pelo valor tradicional de R$99. Você também pode encontrar cartões pré-pagos que lhe dão 60 dias de jogatina pelo valor de R$50. Caso prefira usar o cartão de crédito internacional o valor não difere muito de WoW, com o pequeno desconto se você preferir assinar o jogo por 3/6 meses.

Vencedor: 1- Lord of the Rings Online, 2- World of Warcraft, 2-Warhammer Online. LotRO leva fácil o prêmio, tendo um preço bem menos salgado e sendo uma boa opção para os novatos em MMORPGs. $10 dólares por um jogo que levou 8.5 na IGN e sua expansão que ecebeu 8.7 é uma boa pedida se você é fã dos livros de Tolkien ou simplesmente deseja ter uma boa experiência online.

2a Categoria: PvE - São avaliadas a qualidade das quests, tanto individuais quanto em grupo e a história do jogo. Não são avaliadas raids e dungeons.

World of Warcraft: O problema com o PvE de WoW são as quests do jogo original e de Burning Crusade. Costumam ser repetitivas, contendo muito de "mate X" e "colete Y". Não ajuda nada o fato de WoW ser o jogo onde você perde mais tempo andando do ponto A - B. A história melhora bastante com WotLK, assim como a qualidade das quests, mas isso você só pode desfrutar após muitas horas de jogo.

The Lord of the Rings Online: LotRO é um jogo muito voltado para o PvE e para a sua história, então não é nenhuma surpresa ver o game tendo maior sucesso nesse aspecto. Embora as quests sofram muito de "colete X" e "mate Y", há momentos separados para a história, já que uma quest principal sempre vai empurrando a história para frente. Em alguns momentos o jogador é até mesmo teletransportado para dungeons onde só ele pode participar e a história se desenvolve.

Warhammer Online: Warhammer tinha uma promessa muito interessante em PvE: criar quests públicas onde inúmeros jogadores poderiam entrar em um grupo e participar. Mas, pouco após o lançamento do jogo, cheguei a dizer que essas quests poderiam ser um problema dependendo da falta ou não dos jogadores. Após um ano o lançamento de War dá para ver muitos servidores vazios e é extremamente difícil fazer essas quests públicas. Por outro lado, as quests normais são chatas e vazias, não adicionando muito ao seu personagem ou ao seu sentimento de jogador.

Vencedor: 1- The Lord of the Rings Online, 2- World of Warcraft, 3- Warhammer Online. LotRO leva o prêmio com WoW vindo não muito atrás. War fica em uma distante terceira posição.

3a Categoria: PvP - avaliada a qualidade de Player vs Player Combat.

World of Warcraft: WoW possui um PvP tradicional, onde é possível participar em battlegrounds (jogos como capture the flag, domination e por aí vai) e arenas. O jogo sofre pela falta de um World PvP de peso, contendo apenas Wintergrasp com o lançamento da última expansão, Wrath of the Lich King, onde aliança e horda lutam pelo controle de uma cidade. A batalha é interessante mas sem nenhum tipo de profundidade.

The Lord of the Rings Online: Como dito, LotRO é um jogo bastante voltado para o PvE, então fique distante dele se você for o tipo de jogador PvP. O PvP de LotRO o coloca na pele de um monstro, em uma determinada região do mundo, e lá você combate jogadores normais. Vitórias com o seu monstro dão bônus para o seu personagem. Como dá para perceber o PvP aqui é bastante simples.

Warhammer Online: War é sobre PvP, tendo até o slogan War is everywhere. War contém combates contra diversas fortalezas e um PvP com battlegrounds onde é possível ganhar experiência e subir de nível como se você fosse fazendo quests. Eu apenas gostaria que War possuísse mais jogadores, já que o game parece ter sido feito para milhares de gamers ao mesmo tempo (algo que ocorre com WoW). War permite raids em cidades da facção aliada, algo que é raro nos últimos meses com a saída de jogadores. De qualquer forma, o PvP de Warhammer é sólido e o melhor dos três.

Vencedor: 1- Warhammer Online, 2- World of Warcraft, 3- Lord of the Rings Online. Warhammer possui as melhores idéias para PvP, só gostaria que o jogo tivesse mais jogadores no momento para que os participantes pudessem realmente desfrutar do War is everywhere.

4a Categoria: Raids e Dungeons - Avalia as diversas instances, chefes e sensação geral de estar em grupo no meio de uma dungeon.

World of Warcraft: Provavelmente o melhor aspecto de WoW são suas inúmeras dungeons e a qualidade com qual a Blizzard conseguiu construí-las. Cada dungeon é bem diferente de outra e os chefes precisam ser encarados com estratégias bem diferentes. As principais dungeons são para 10 ou 25 pessoas e são extremamente interessantes e inteligentes.

The Lord of The Rings Online: Embora não haja muitas dungeons em LotrO, elas são interessantes, embora não muito inovadoras. Interessante notar que algumas dungeons são feitas para pequenos grupos, com cerca de três pessoas. Muito do que você pode esperar de dungeons em LotrO são quests principais que colocam a história adiante e devem ser feitas com a ajuda de amigos.

Warhammer Online: Warhammer apresenta algumas dungeons, embora não o número imenso visto em WoW. Geralmente são feitas para 6 jogadores, com as raids para mais de um grupo de 6 jogadores.

Vencedor: 1- World of Warcraft, 2- The Lord of the Rings Online, 2- Warhammer Online. WoW ganha essa sem dificuldade alguma.

5a categoria: Combate, Classes e Customização - avalia a tensão e como o combate é feito e a diversão ao se jogar as diversas classes.

World of Warcraft: De uma forma ou outra, WoW influenciou bastante os outros dois jogos. A customização das classes é imensa, já que cada peça de equipamento possui uma aparência diferente para o seu personagem. Quanto ao gameplay, os talentos fazem com que cada classe seja bem diferente uma da outra - mesmo se dois jogadores, por exemplo, estejam jogando como um paladino. O combate em WoW é bastante agradável, com boas animações e geralmente requer uma boa estratégia.

The Lord of the Rings Online: LotrO deixa você customizar seu personagem através de talentos também, ebora sejam diferentes dos de WoW. Há talentos de classe, talentos de raça e talentos lendários e você vai abrindo cada um deles conforme vai subindo de nível e vai usando as diferentes habilidades. Quanto ao personagem, dá para modificar bem sua aparência, embora o número de equipamentos em WoW seja maior. O combate lembra WoW, com animações também agradáveis.

Warhammer Online: Warhammer, segundo os desenvolvedores, não é sobre customizar a aparência do seu personagem, já que ele é parte de um exército. Espere, então, por opções mínimas de customização de aparência de personagem. Há talentos em Warhammer também, parecidos com os de WoW mas não tão desenvolvidos. Quanto ao combate, sinto dizer que é um nível abaixo dos demais jogos. Muitas vezes não dá a sensação de que você está batendo no seu inimigo. As classes são bastante diferentes entre si, embora o lado Order e Desruction compartilhem classes que são bem parecidas.

Vencedor: 1- World of Warcraft, 2- The Lord of the Rings Online, 3 -Warhamme Online. WoW leva o prêmio pela diversidade de classes e pelos talentos. LotRO vem atrás, com a boa idéia de ter talentos específicos para cada raça e talentos lendários, além de armas lendárias que sobem de nível a partir da expansão Mines of Moria.

6a categoria: Gráficos - Avalia o poder gráfico do jogo.

World of Warcraft: Mesmo com cinco anos de vida, Warcraft continua com alguns ambientes bastante bonitos para os olhos. Grande parte disso se deve aos gráficos não tão realistas de WoW, que demoram a envelhecer. WotlK deu um pequeno upgrade no detalhe das novas localidades e adicionou locais espetaculares, com inúmeras montanhas e florestas.

The Lord of the Rings Online: Facilmente o mais bonito dos três jogos. A água é impressionante e árvores balançando distante também ficaram muito bem. É raro ver um MMO com gráficos de um jogo single player, mas LotRO consegue exatamente isso.

Warhammer Online: Embora os gráficos de Warhammer sejam agradáveis, o que condena o jogo nesse quesito é a falta de ambientes variados. Há muitas árvores e campos abertos mas, sinceramente, nada que faça você parar e examinar o poder gráfico do jogo. Não é dizer que o jogo não seja bonito - ele é - só não consegue ser tão bonito quanto os outros dois.

Vencedor: 1- The Lord of the Rings Online, 2- World of Warcraft, 3- Warhammer Online.

7a Categoria: Som - Avalia as músicas e efeitos sonoros do game.

World of Warcraft: Outro ponto impressionante de WoW, tanto é que há diversos Cds de World of Warcraft a venda. Os temas principais do jogo são impressionantes, tendo até sido tocados pela Video Games Live. As músicas durante o jogo não deixam a desejar e se adequam muito bem para as diversas localidades. Os efeitos sonoros de golpes e magias também são bons assim como quando um inimigo morre ou você desfere um golpe crítico.

The Lord of the Rings Online: Embora não tenha o destaque de WoW, LotrO possui boas músicas, como a tocada em Hobbiton. Não há a diversidade de músicas boas como em WoW, mas em nenhum momento as canções vão atrapalhá-lo. Os efeitos durante a luta são bons, embora eu ainda torça para que algumas classes parem de gritar tanto durante um confronto.

Warhammer Online: Embora nenhuma música vá atrapalhá-lo enquanto você estiver jogando Warhammer, é difícil encontrar uma melodia que faça você parar o que está fazendo para prestar atenção na canção. Os efeitos sonoros são bons, mas básicos. Esperava alguns sons mais poderosos e fortes em alguns momentos da batalha.

Vencedor: 1- World of Warcraft, 2- The Lord of the Rings Online, 3- Warhammer Online. WoW leva o prêmio com facilidade, com Lord of the Rings não decepcionando. Esperava mais de Warhammer.

8a Categoria: Bugs - Avalia estabilidade do jogo, segurança e resistência a glitches.

World of Warcraft: Até hoje são raros os bugs encontrados em World of Warcraft. O maior perigo com o jogo é, certamente, o problema com contas roubadas, algo compreensível tendo em vista que WoW é o jogo de PC mais popular do mundo. São muitos os casos de jogadores com contas hackeadas, onde pessoas vendem items do jogador desafortunado e conseguem dinheiro real vendendo gold por Azeroth. Mesmo assim, o trabalho do pessoal da Blizzard é excelente e eles conseguem (geralmente) recuperar muita coisa perdida. Não há nenhum glitch muito sério em WoW, embora, após patches muito importantes, os servers geralmente ficam instáveis e podem sim ser resetados.

The Lord of the Rings Online: Há também o problema de contas roubadas, embora em menor quantidade que em WoW. Os glitches são muito poucos em LotRO e problemas com servers são raríssimos. Ponto positivo para a Turbine neste aspecto.

Warhammer Online: Infelizmente, outro ponto extremamente negativo para Warhammer. São inúmeros os glitches no jogo, desde seu personagem preso em locais esquisitos até glitches no mei ode battlegrounds, onde seu personagem não consegue completar um objetivo sem aparente razão, comprometendo todo o restante do time. Alguns glitches também podem acontecer com as missões. É urgente que medidas cabíveis sejam tomadas nesse aspecto.

Vencedor: 1- The Lord of the Rings Online, 2- World of Warcraft, 3- Warhammer Online. LotrO e WoW chegam bastante juntos, sem nada muito sério que comprometa a diversão. Warhammer, infelizmente, é abalado por inúmeros glitches e problemas que podem tirar o jogador do sério.

9a categoria: Adicionais - Avalia características pessoais que ajudam a tornar o jogo único.

World of Warcraft: Verdade seja dita. Warhammer e LotrO foram muito influenciados por WoW, o que não é muita coisa, então não sobra muita coisa nova apresentada por World of Warcraft. O jogo possui um sistema de achievements, embora bem simples e raids/dungeons desenvolvidas de forma espetacular. WoW também possui o melhor sistema de profissão/craft dos três games mostrados e é o maior dos três, com inúmeros locais diferentes para qe você possa ganhar nível.

The Lord of the Rings Online: O jogo da Turbine procura customizar o personagem de forma interessante ao possibilitar que ele tenha talentos de classe, raça e também talentos lendários. A expansão também cria as chamadas armas lendárias, armas que ganham nível como se fossem um personagem e se adequam ao estilo de jogo do usuário. LotrO deixa os jogadores comprarem casa, tanto para um personagem como para a sua guilda. LotrO começou com as chamadas Deeds, ou seja, coisas que você vai fazendo no jogo e podem dar títulos ao seu personagem ou melhorá-lo. Um exemplo é matar 50 lobos e seu personagem ganhar o título "Wolf Slayer". Outro caso seria completar 50 quests e o personagem ganhar a virtude "Leal", aumentando pontos de vida. São peculariedades interessantes e bem feitas.

Warhammer Online: Warhammer possui vários pontos interessantes, um deles como seu personagem pode influenciar o balanço da guerra. Ao completar quests e ganhar em batalhas pvp você está ajudando sua facção a ganhar o campo de batalha, recebendo bônus por isso. As quests públicas também são idéias geniais, embora seja uma pena que há tão poucos jogadores para isso. As guildas em Warhammer também são muitíssimo bem feitas, já que as guildas vão subindo de nível com o jogador e os deixam mais poderosos, a mesma coisa acontecendo com a casa da guilda. O Tome of Knowledge também é uma adição fenomenal: é um livro in-game que vai sendo preenchido pela história do mundo, pessoas e também apresenta a descrição de todas as suas quests.

Vencedor: 1- Warhammer Online, 2- The Lord of the Rings Online, 3- World of Warcraft.

10 - Conclusão

Eu devo escolher Word of Warcraft se... eu sou uma pessoa que, acima de tudo, possui tempo e adoro MMORPGs. WoW, nos primeiros níveis, não é nada espetacular e pode ser até chato em muitos casos, já que há um número menor de pessoa em regiões de baixo nível. Também não ajuda nada que você passa bastante tempo andando de um lado para o outro para completar quests. O end-game de WoW, no entanto, é o melhor, com raids e dungeons espetaculares. WoW será o melhor MMO para você se deseja algo hardcore e com bastante qualidade. Só que, para aproveitar tudo que o jogo oferece, espere gastar muito, mas muito tempo.

Eu devo escolher Lord of the Rings se... sou uma pessoa que quer aproveitar um bom jogo, barato e não tão hardcore. Muitas vezes, LotrO parece um jogo single player, com quests individuais e poucas horas (ao menos no início) em que você é obrigado a procurar um grupo. É um game agradável de se jogar, com excelentes opções de customização, uma boa história e excelentes gráficos. A expansão também recebeu diversos elogios e é mais hardcore que o jogo original, muitas vezes exigindo grupos. Espere uma experiência mais PvE em LotrO e não muito o esquema frenético de raids e pvp.

Eu devo escolher Warhammer Online se... gosto, sobretudo, de PvP. Mesmo com o número não muito animador de jogadores, War possui o melhor PvP, com combate a fortalezas de facções inimigas e um PvP envolvente onde é possível ganhar nível. Nâo espere muito do PvE, que é pouco desenvolvido e fraco. War teria recebido avaliação bem melhor e ficaria no nível dos outros dois MMOs - ou até acima - se possuísse um número mais respeitável de jogadores, já que o game da Mythic possui idéias muito boas e inteligentes.

[COMENTE NO FÓRUM]